Banda larga cresce 8,2% em Portugal
No final de Março de 2006, segundo a Anacom

O relatório da Anacom revela que a taxa de penetração da banda larga em Portugal está fixada em 12,5%, mais três pontos percentuais que os 9% estimados no primeiro trimestre de 2005.

No que toca a quotas de mercado, o relatório da Anacom informa que a PT mantém a supremacia com 73,5% dos acessos. Ainda assim, a Anacom lembra que a maior operadora portuguesa registou uma quebra de 8,1% no número de assinantes face ao período homólogo de 2005.

Esta tendência pode ser encarada como um efeito da crescente concorrência do mercado da banda larga em Portugal: entre Janeiro e Março, a PT apenas conseguiu angariar três em cada dez novos clientes de banda larga, tendo os restantes optado por ofertas concorrentes.

A Anacom justifica a perda de clientes com a desagregação do Lacete Local (que liga a centrais de telecomunicações de bairro às casas dos utilizadores), com a redução de custos de uso dos mesmo lacetes detidos pela PT e também com a aposta dos operadores concorrentes em chegar às casas dos clientes com infra-estruturas próprias.

2006-05-18




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!