Sites de comércio electrónico portugueses aumentam vendas no 3º trimestre

O Barómetro ACEP/NETSONDA "Comércio Electrónico em Portugal" mostra que, no terceiro trimestre deste ano, 90 por cento dos sites de e-commerce registaram um aumento no volume de vendas face ao mesmo período do ano passado, ou seja, mais 5,6 por cento do que em 2006.

Dos sites que responderam ao inquérito da ACEP, 70 por cento afirmou ter tido um crescimento no volume de vendas igual ou superior a 50 por cento. Quanto ao número de clientes, 70 por cento indicou que teve um aumento de 1 a 50 por cento, sendo que em 3,4 por cento dos casos esse aumento foi superior a 50 por cento.

Por sua vez, no que se refere a investimentos, 47 por cento dos membros da ACEP referiram ter aplicado o mesmo volume de verbas no seu site, uma percentagem idêntica à dos que aumentaram esse mesmo investimento.

Ao longo do período analisado, as categorias de produtos e serviços mais vendidos nos sites de e-commerce inquiridos foram artigos de electrónica, informática e produtos pertencentes aos segmentos "Alimentação/Bebidas/Tabacaria/Charutos, Brinquedos […] e Jogos e Consolas".

Por fim, os inquiridos no terceiro trimestre de 2007 têm uma visão positiva do crescimento a curto prazo, tanto do comércio electrónico, como do seu site, sendo que 53,8 por cento concordaram com a afirmação "o meu site vai acelerar o ritmo do crescimento de vendas", uma percentagem que representa uma subida face ao trimestre anterior (39,3 por cento).

2007-12-14




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!