Fornecedores de acesso à Internet incentivam a compra de PCs ligados em banda larga

A Sonaecom e o grupo PT anunciaram no pasado dia 2 de Dezembro duas iniciativas que divulgam como contributos para que os objectivos do Programa Ligar Portugal sejam atingidos e em 2010 a banda larga chegue a 60 por cento das famílias.

Ambas as iniciativas foram apadrinhadas por Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que a par com o Governo vem pedindo aos operadores a sua colaboração no sentido de ajudar a promover a massificação do serviço. Estes por seu lado fazem notar que o seu contributo para atingir os objectivos do programa se torna ainda mais vantajoso para o utilizador, quando combinado com os benefícios fiscais à compra de equipamentos informáticos reintroduzidos e em vigor desde ontem.

Entre as iniciativas previstas no Ligar Portugal destacam-se a meta de fazer chegar a banda larga a 60 por cento da população, quando no final do ano passado a penetração apurada não ia além dos 17 por cento. Para atingir este objectivo a iniciativa - apresentada em Agosto - já sublinhava a importância de promover ofertas integradas de computadores com ligação à Internet de banda larga, já que além das baixa utilização da Internet, o país se defronta com baixas taxas de posse para os PCs.

O programa Ligar Portugal estabelece também como meta que os preços da banda larga em Portugal se posicionem entre os 3 mais baixos da Europa em 2010, incluindo tráfego ilimitado e assinatura da linha telefónica.

Desde a apresentação do programa esta é a segunda vez que os operadores aceitam contribuir para o cumprimento dos objectivos públicos nesta área. A primeira colaboração foi pedida para a assinatura de um acordo onde os vários ISPs se comprometeram a facilitar o processo de migração de clientes entre operadores, com o objectivo de reduzir os tempos de espera e a carga burocrática do processo. É também do conhecimento público a realização de reuniões periódicas entre Governo e operadores com o objectivo de analisar os desenvolvimentos do sector, sobretudo nas áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país.

De sublinhar que ambas as iniciativas tiverem uma abrangência mais vasta, já que incluíram um número mais vasto de operadores e as iniciativas hoje apresentadas são apenas da responsabilidade da Sonaecom e da PT.

2005-12-10




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!