PMEs portuguesas aumentam investimentos em TI até 2009

O investimento das pequenas e médias empresas portuguesas em Tecnologias da informação deverá cifrar-se em 1,44 mil milhões de dólares, apresentando taxas médias de crescimento anual na ordem dos 8 por cento, indicam os números hoje revelados pela IDC. O hardware está no topo das prioridades de investimento, os serviços e só depois o software.

Os números da IDC apontam para investimentos no hardware acima de 900 milhões de dólares em 2009, sendo esta a área com maior taxa de crescimento anual (9%), apesar de já representar em 2005 a maior fatia de gastos das PMEs. O software deverá ter um crescimento anual médio de 8 por cento, representando um investimento de 170 milhões de dólares em 2009. Já os serviços apresentarão um crescimento mais reduzido, com um aumento médio anual de 5 por cento para os 360 milhões de dólares no final da década.

A análise da consultora mostra que as PMEs de média e grande dimensão estão mais conscientes da importância das TI e do impacto táctico e estratégico que estas podem trazer ao seu negócio. Gabriel Coimbra, Research & Consulting Manager da IDC Portugal, alerta os fornecedores de tecnologias para a necessidade de adaptarem as suas ofertas a este segmento, em termos de simplicidade de soluções, preço e financiamento.

O investimento das PMEs em TI no ano de 2005 terá representado 1,06 mil milhões de dólares, correspondendo a mais de um terço do investimento da totalidade do mercado, revela o mesmo estudo da IDC. A maior fatia foi aplicada em hardware, que assimilou 639 milhões de dólares, seguindo-se serviços, com 295 milhões de dólares, e finalmente o software com 124 milhões.

Destaca-se ainda o facto de 70 por cento do total de investimentos realizados pelas PMEs em TIs estar concentrado nas empresas de média e grande dimensão, com um número de funcionários entre 10 e 99. É precisamente neste segmento que a IDC prevê as maiores taxas de crescimento dinamizadas pela necessidade de modernização dos sistemas informáticos e pela crescente procura de soluções que possibilitem aumentar a eficiência operacional.

Nas empresas com menos de 10 funcionários a tendência de crescimento do investimento em TI será inferior à média global do mercado, o que a IDC atribui às dificuldades financeiras e abordagens conservadoras à modernização tecnológica.

2007-02-17




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!