Estudo norte-americano revela a importância dos web sites para as PMEs

Um estudo efectuado pela empresa norte-americana Interland revela a crescente importância que os "web sites" estão a ter para a promoção e o aumento das vendas das pequenas e médias empresas (PMEs). Segundo esse estudo, o qual pode ser descarregado a partir do portal da empresa, 76% das PMEs que responderam ao inquérito afirmaram que os seus "web sites" lhes geravam mais vendas e novas oportunidades de negócio.

Outros dados importantes que podem ser obtidos desse estudo são estes:

  • 32% das empresas que responderam ao inquérito da Interland vendem os seus produtos ou oferecem os seus serviços através dos seus sítios web; destas, 82% afirmaram que obtêm rendimentos mensais gerados pelos seus "web sites".
  • De entre as principais funcionalidades de um sítio web empresarial, 60% daquelas PMEs consideraram que a mais importante é a possibilidade de divulgar os seus produtos e serviços junto dos seus potenciais clientes através do correio electrónico ("e-mail"). 54% das PMEs entrevistadas deram maior importância à optimização dos seus "web sites" por forma a ficarem melhor colocados nas páginas de resultados gerados pelos principais motores de pesquisa (Sapo, Google, Yahoo, etc.), para assim poderem atrair mais clientes aos seus "sites".
  • 54% das PMEs afirmaram que o sucesso dos seus "sites" não é medido apenas pelo volume de vendas gerado, mas também pelas opiniões emitidas pelos seus actuais e potenciais clientes durante as visitas efectuadas aos sítios web dessas empresas. Além disso, 48% das empresas entrevistadas também consideraram como importante o volume de tráfego no próprio "site".
  • Mais de metade das empresas que participaram no inquérito (53%) afirmaram que um "web site" empresarial confere credibilidade à empresa. 29% dessas empresas também consideraram que um sítio web facilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços com valor acrescentado para os seus clientes.
  • 96% das PMEs possuem ligação de banda larga à Internet.

Este estudo contou com a participação (mediante convite) de 780 responsáveis por pequenas e médias empresas com menos de 500 empregados, espalhadas por todo o território dos Estados Unidos da América. As PMEs abrangidas desenvolvem as suas actividades nos mais variados sectores de actividade económica.

2005-12-06




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!